ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 048: Ensinar e aprender Antropologia
Letramento Acadêmico em Antropologia: um pilar para a construção de saberes coletivos na (e da) Universidade.
Os cursos de ensino superior no Brasil apresentam percalços que podem se transformar em um grande obstáculo para recém ingressos à Universidade, principalmente aqueles que não desfrutaram de uma formação pregressa, consistente e completa. A graduação em Antropologia não foge à regra, existem algumas especificidades que causam insegurança e ansiedade como, por exemplo, a alta carga de leitura, exigência de habilidade para escrever em estilos acadêmicos, pensamento crítico e até questões sobre a própria universidade e sua estrutura acessos às bibliotecas, sistemas, auxílios e etc. De modo geral, os discentes que ingressam no curso apresentam dificuldades de adaptação e inserção ao ambiente acadêmico. Visando uma adaptação mais leve, o Projeto Letramento Acadêmico em Antropologia e Arqueologia se dispõe a amparar estes alunos, oferecendo suporte e tirando dúvidas sobre o ambiente acadêmico, para que possam aperfeiçoar suas capacitações e ler, pensar, falar e escrever academicamente. Este projeto é financiado desde 2020 pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG (PROGRAD), através do Programa de Desenvolvimento do Ensino de Graduação (PDEG). Vinculado ao Colegiado da Graduação em Antropologia e Arqueologia da UFMG, nele atuam em conjunto professores, pós-graduandos e graduandos, aproximando não apenas as duas áreas de nosso curso, mas também a comunicação e a divulgação científica. O projeto produz vídeos, minicursos, oferece monitorias e plantões tira-dúvidas, discutindo questões levantadas pelos alunos do curso. Entre as demandas que recebemos, surgem assuntos como escrita acadêmica, criação e atualização do lattes, possibilidades profissionais etc. Nessa apresentação, daremos ênfase aos vídeos que produzimos, alguns dos quais já estão disponíveis em https://www.youtube.com/@antropologiaarqueologia. Apresentaremos o processo de construção das gravações, que visam sanar dúvidas e contribuir para uma inclusão na faculdade que costuma ser, infelizmente, desigual e elitista. As vivências e visões de mundo deixam rastros, por um lado, podem ser prejudiciais como, por exemplo, para alunos de escola pública que se veem diante de um mundo acadêmico completamente novo, hierárquico e que não foi pensado, nem de longe, para incluí-lo mas por outro, possibilitam a intencionalidade de passar pelo caminho transformando-o, causando mudanças e tirando um pouco das pedras que, antes, ocupavam toda a trilha. A partir desse pensamento, surge um projeto que visa colaborar a longo prazo para uma sonhada e, infelizmente ainda distante, equidade; mas que ao mesmo tempo, atinge seus objetivos propostos a curto prazo e provoca um efeito dominó, sendo uma das peças atingidas a própria Antropologia, acessada e composta por quem antes não chegava nem às portas da academia.