ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 015: Antropologia digital: experiências, transformações, desafios e dilemas
“Eu sou gorda, é claro que eu vou no shopping e não vou achar roupa no meu tamanho”: Etnografia online sobre acesso a moda
A fala contida no título da presente proposta foi transcrita de um reels conjunto (collab) das influenciadoras digitais @raynean e @todebells, publicado na plataforma Instagram. O vídeo, na íntegra, demonstra aspectos e desdobramentos da gordofobia nas mais variadas esferas da vida social de ambas as influenciadoras. Entretanto, a questão focal da presente proposta é o acesso destes corpos gordos à moda. O mercado da moda se configura enquanto um dos segmentos que mais cresce no Brasil, entretanto, ainda parece demonstrar certa relutância em abarcar todo público consumidor de maneira completa e efetiva, em especial, corpos maiores. Vale salientar que o público consumidor de moda plus size no brasil vem crescendo nos últimos anos (segundo dados do IBGE, no ano de 2019, cerca de 25,9% da população do país era constituída de ‘obesos’), o que deixa evidente a dissonância entre oferta e demanda. Compreendendo o consumo como uma relação dotada de sentidos e significados, que muitas vezes transcendem a ideia de mera ‘necessidade material’, expandindo-se em uma série de outras formatações, seja como experimentação ou como forma de resistência e autodescoberta, a ação social de consumir passa a ser compreendida em uma esfera de maiores proporções, levando em consideração os diversos atores, atividades e ‘objetivos’ que o mesmo propicia nas sociedades contemporâneas. A escolha em realizar a pesquisa na plataforma Instagram, especialmente no perfil de influenciadoras digitais gordas, se dá pela multiplicidade de conteúdo possível de análise referente à temática do consumo nesses espaços. Além do papel das influenciadoras digitais (facilitam o acesso à moda, mesmo que por intermédio de publicidades pagas), também é importante compreender a plataforma enquanto um local de comércio, onde marcas divulgam e vendem seus produtos. Comprar online pode ser, muitas vezes, a única opção para uma mulher gorda que não encontra roupa do seu tamanho em lojas ‘convencionais’ de shopping. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é, por intermédio de experimentações etnográficas em ambientes digitais direcionadas a influenciadoras digitais gordas e suas seguidoras – utilizando os comentários das publicações como recurso de pesquisa -, seguindo a sensibilidade etnográfica de perambulações (LEITÃO & GOMES, 2017) buscar compreender suas experiências de compra e de não compra, além de buscar identificar quais seriam as causas do acesso tão dificultado destes corpos à moda. LEITÃO, Débora e GOMES, Laura Graziela. Etnografia em ambientes digitais: perambulações, acompanhamentos e imersão. Revista Antropolítica, n. 42, Niterói, p.41- 65, 1. sem. 2017.