Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 085: Pesquisas sobre infâncias a partir das cosmologias tradicionais
A criança pajé e os processos educativos na doutrina espiritualista do Vale do Amanhecer: tecendo
diálogos
Há processos educativos, ligados à religião que ainda necessitam serem conhecidos, estes processos, por
sua vez, não estão dispostos, apenas nos currículos de formação atrelados ao conjunto formal. São processos
educativos que ocorrem para além desses espaços, é na vivência do cotidiano, no social e dão sentido na vida
individual e coletiva, para a participação escolar e comunitária de crianças e adolescentes. O estado de
Pernambuco possui um pluralismo religioso, assim, se faz necessário conhecer esses processos educativos,
pretendendo-se ao final desse estudo que se possa evidenciar que o conhecimento de tais práticas educativas
e propostas de cursos de formação de professores amplie o diálogo em busca do enfretamento aos altos índices
de evasão escolar ocasionados pela intolerância religiosa e como as crianças e adolescentes participam desse
processo. Nesse sentido, espero compreender se essas práticas educativas desenvolvidas em ambientes tidos
como não formais contribuem no processo de formação individual e coletiva de crianças, jovens e
adolescentes, bem como se auxiliam na maneira de pensar a religião, refletir sobre geração e compreender os
papeis sociais por eles desenvolvidos. Assim, analisarei as vivências educacionais da doutrina
espiritualista do Vale do Amanhecer com e entre crianças participantes, os mestres coordenadores e as
famílias, compreender os saberes produzidos e as trocas de aprendizagens em uma perspectiva relacional e
geracional. Essa análise acontecerá no Vale do Amanhecer Aluanto, no município do Recife (PE), bairro
Caxangá. Para analisar as atividades produzidas partirei da concepção de educação como um processo contínuo
que acontece por meio da socialização e sem o rigor de objetivos e local institucionalizado. A análise dos
dados será feita em uma interface com antropologia da infância, criança e da religião a fim de conceber a
criança como um sujeito político, autônomo e produtor de cultura para assim descobrir o seu local de fala no
contexto das atividades, bem como, no âmbito da religiosidade que os permeiam nos rituais, simbologias,
atravessamentos e construções de afetos. Utilizarei como métodos: entrevistas, observações, desenhos livres,
temáticos e dirigidos, rodas de conversas, grupos focais, produção de croquis, fotografias dentre outros.
Dessa maneira buscarei analisar se tais práticas educativas impactam ou contribuem no processo educacional,
familiar e social das crianças e de que forma elas podem ser percebidas.
Palavras-Chaves: Religiosidade, Crianças, Processos Educativos, Geração