ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 099: Técnica, Território e Práticas de Conhecimento
As relações entre técnica e estética no registro rupestre: o caso do sítio Roça Nova, Camalaú, PB
A tradição dos estudos arqueológicos acerca dos grafismos rupestres, a chamada Arte Rupestre, no território brasileiro não agrega os atributos estéticos aos atributos técnicos, encontrados nessas manifestações. Assim, a presente comunicação tem como objetivo apresentar as possibilidades relacionais entre as categorias de atributos apontados acima, fruto da pesquisa de pós-doutoramento, efetivada junto ao Programa de Pós-graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural sob a supervisão do Prof. Dr. Carlos Etchevarne. Par essa discussão optou-se por centrá-la nos casos observados no Sítio Roça Nova, onde foram identificadas somente pinturas na rocha, localizado no Município de Camalaú, Estado da Paraíba. Trata-se de um sítio localizado no semiárido paraibano, conhecido como Cariri Paraibano, formado por uma lâmina de rocha granítica, em 45°, resultando em uma parte abrigada, onde são executadas as pinturas, em vermelho, e suas tonalidades, com raros casos de amarelo. Foram observadas duas técnicas de aplicação das pinturas, digitado/espatulado, impressões e uso de pinceis”. Além dessas técnicas, foi vista a ocorrência de uma estratigrafia na estratégia de ocupação da superfície do suporte, onde o uso da digitação/espatulado e impressões ocupando a faixa superior e inferior da rocha, enquanto aqueles grafismos executados a partir do uso de pinceis encontram-se na parte intermediária. Quanto aos motivos representados, foi observado a ocorrência de motivos ligados à aves, em composição com geométricos, já nas faixas superior e inferior, os motivos são m ais variados, onde aparecem cervídeos, antropomorfos e geométricos, na faixa superior, mãos, com alterações, impressas, nas faixas superior e inferior. No tocante às cores, a predominância é o vermelhos e suas variedades para todo o sítios, para os casos de figuras em amarelo, estas ocorrem entre as figuras impressas de mãos, na faixa superior e de aves na faixa intermediária, Assim, pode-se constatar para esse sítio uma correlação entre as técnicas de digitação/espátula com motivos de maior amplitude (antropomorfos, cervídeos e geométricos), para a técnica de impressão, com alterações, correlacionada com a representação de mãos e o uso de pinceis”, para a representação de aves em sua faixa intermediária.