Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 048: Ensinar e aprender Antropologia
Cabelo Crespo: Projeto Educacional Para o Ensino Antirracista
O respectivo trabalho foi realizado no Colégio Estadual João Batista Pereira Fraga localizado no município de Muritiba-Ba, localizado a 114 km de Salvador. Construído com a finalidade em contribuir na semana da consciência negra do ano letivo 2023.
É nesse contexto, que foi introduzida a escola pesquisada e escolhida a turma do segundo ano turma A, do turno vespertino, onde que, durante as aulas de sociologia foram aplicadas as oficinas referente ao presente trabalho.Foi escolhido as aulas específicas de sociologia para a aplicação da pesquisa e oficinas, porque compreendemos que o ensino da sociologia é de suma importância para os jovens nos anos finais da educação básica, pois serve para desenvolvimento deles perante a sociedade e a formação de um senso crítico. Então, o objetivo geral é desenvolver uma prática educacional, com metodologias ativas, com ênfase em contribuir na valorização da cultura, identidade negra e com protagonismo juvenil.Então, o objetivo geral é desenvolver uma prática educacional, com metodologias ativas, com ênfase em contribuir na valorização da cultura, identidade negra e com protagonismo juvenil.Foram delineados os seguintes objetivos específicos:● Contribuir para o desenvolvimento político pedagógico, na perspectiva da Lei n 10.639/03 no ensino afro-brasileiro na rede de ensino educação básica;● Compreender a historicidade da identidade negra no Brasil;● Analisar a cultura negra, no processo de construção da autoestima.No primeiro momento, com o apoio do livro da autora Kátia Maria Dos Santos Barbosa, Cabelo ruim? Que mal ele te fez? (2021), foram utilizados dois capítulos do livro, que se refere ao dilema do cabelo e empoderamento. Consecutivamente teve a exibição do Documentário com duração de 16 minutos Espelho, Espelho meu , enfatizado em três blocos abordando as seguintes temáticas - Identidade, Mídia, Família. A partir deste momento, como meio metodológico, foi aplicado um questionário com perguntas diretas, para trazer as questões que tiveram no decorrer da exibição do documentário, e também, coletar dados de como a escola trabalha esse tema no ano letivo.
No segundo encontro, realizou-se uma oficina de desenho, com o objetivo de saber como é a visão dos alunos referente ao seu cabelo e como se enxergam. No terceiro momento, tivemos o livro da autora Iasmim de Oliveira Gonçalves que se chama Os Fios de Recontos (2019) , é apresentado em formato impresso, composto por cinco contos formativos, que abrangem discussões em torno dos conceitos de raça, gênero, identidade e juventude através das histórias de vida e formação produzidas por jovens estudantes negras.