ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
Quando a Antropologia vai à escola pelo olhar da educação patrimonial: o PIBID de Sociologia em Campos dos Goytacazes
O objetivo deste trabalho consiste em descrever acerca das experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado no período de maio de 2023 a março de 2024, no Município de Campos dos Goytacazes. Buscamos mostrar como a Antropologia traz contribuições relevantes para a discussão sobre o processo educacional ao atuar como uma espécie de convite cultural para a inserção e problematização de diferentes temáticas como a questão dos patrimônios de natureza tangíveis e intangíveis desenvolvida em três escolas. O trabalho traz reflexões acerca da Antropologia na educação que se faz presente como uma espécie de ponto de costura”, um dos caminhos possíveis e relevantes mediante as ausências e presenças da Sociologia com a Reforma do Ensino Médio ocasionada em 2018. Vale destacar que no processo de aprendizagem as dimensões emocionais se fazem presentes dando sentido às experiências dos sujeitos envolvidos. Elas se colocam como um ponto analítico marcados por oposições: sonhos e medos, expectativas e realidade; privado e público, natureza e cultura; laicidade e religiosidade, memória e esquecimento, memória individual e coletiva entre outras. É neste conjunto de desafios que inserimos também a importância em trazer a interação entre a Antropologia na educação com as emoções ao refletimos sobre a formação do licenciando em Ciências Sociais. Neste sentido, sob o olhar antropológico, com base na observação participante e narrativas de integrantes do subprojeto Quando a educação patrimonial vai à escola: desafios e perspectivas na formação docente”, descreveremos a elaboração e práticas educativas que resultaram na organização de eventos, exposição, oficina de rap, criação de um acervo de memória, elaboração de um documentário e de um material didático, o jogo de memória Patrimônio Cultural Local. Apontaremos como estas atividades se tornaram relevantes para pensamos o lugar da Antropologia em consonância com o ensino de Sociologia. Sendo assim, visamos problematizar sobre como se ensina e como se aprende no processo de formação docente buscando contribuições mediadas por trocas entre a educação superior e a educação básica. Analisaremos como a Antropologia, a partir da educação patrimonial vivenciada com o PIBID, pode contribuir para o diálogo junto à educação básica trazendo discussões acerca dos conceitos de pertencimento, afetividade, emoções, memória, identidade e cultura no espaço-tempo escolar.