GT 037: Indígenas, Quilombolas e outros Povos e Comunidades Tradicionais em Situações Urbanas: identidades, territórios e conflitos.
Pôster em GT
Samilys de Oliveira Saraiva
Da comunidade à Universidade: um estudo de caso sobre os estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará.
Por muito tempo o acesso às instituições Federais de Ensino restringiu-se marjoritariamente à certas camadas sociais, estas eram sumariamente aquelas economicamente e socialmente bem sucedidas e possuidoras de um ensino pré universitário (Ensino Fundamental e Médio) bem alicerçado. Desta forma, instituiu-se políticas afirmativas que visam contribuir para que as camadas populares e as populações tradicionais que historicamente foram prejudicadas nesse processo de competição tenham acesso ao ensino superior, promovendo assim a igualdade de condições para o acesso e permanência deste alunos nesta instituição de ensino. Nesse sentido, o presente artigo versa sobre o processo de ingresso dos estudantes quilombolas no ensino superior na Universidade Federal do Pará pelo Processo Seletivo Especial (PSE), tendo como recorte temporal o ano de 2013, 2014 e 2015 afim de problematizar as principais questões que envolve o processo avaliativo dos mesmos bem como problemas outros que interferem nesse processo. Pautando-se na pesquisa documental e qualitativa como recurso metodológico, foram analisados os editais dos respectivos anos, dados do Centro de Indicadores Acadêmicos-CIAC da Ufpa e efetuadas duas entrevistas dentre estes estudantes, buscando entender como se dá as avaliações específicas para as comunidades quilombolas, descrevendo e analisando as duas etapas que envolve o processo avaliativo: a prova objetiva e a entrevista, sob a ótica do estudante quilombola. Também buscou-se traçar um quadro comparativo sobre a demanda de vagas ofertada e vagas efetivadas ao longo destes três anos, a buscando entender os fatores que levam à reprovação desses estudantes.