Redes sociais da ABA:
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3 a 6 de agosto de 2016
João Pessoa - PB
UFPB - Campus I
GT 057: Religiões afro-brasileiras: dos quadros sinópticos às matrizes transformacionais
Apresentação Oral em GT
Calliandra Sousa Ramos
“Encantados que brincam muito além dos muros do terreiro”: Fluxos e narrativas entre o Tambor de Mina e o Tambor de Crioula no Maranhão.
O Tambor de Mina, religião afro-brasileira presente no Estado do Maranhão tem sido vinculada a inúmeras manifestações culturais populares tais como a Festa do Divino Espírito Santo, o Bumba-meu-boi e o Tambor de Crioula. Nesse sentido, a presença de encantados, termo utilizado nos terreiros de mina que se refere a uma categoria de seres espirituais presentes neste culto, em festas e eventos fora do âmbito religioso das casas de culto é mais do que comum, no sentido de que essas entidades constantemente se vinculam a estes eventos demonstrando outras formas do fazer ritual da religiosidade afro-maranhense para além dos espaços sagrados já estabelecidos, circulando por entre outros lugares, criando novas nuances e relações dentro do culto religioso, determinando uma forma de ser muito própria das religiões afro-brasileiras que envolve os espaços públicos. Dentre essas relações travadas entre a religiosidade do Tambor de Mina, suas afetividades e trocas criadas em espaços diversos, destaca-se aqui a proximidade e relação com grupos de Tambor de Crioula, muitos desses oriundos das vizinhanças dos terreiros ou ligados a estes em maior ou menor grau. Partindo das narrativas de brincantes e encantados em suas experiências difusas, sobretudo em rodas de Tambor de Crioula, assim como a observação de rituais e eventos religiosos em múltiplos espaços, o presente work se propõe um ensaio etnográfico que reflete sobre possíveis novas dinâmicas do Tambor de Mina na cidade de São Luís em um contexto mais amplo que o espaço delimitado do terreiro, dando visibilidade às trocas e movimentos criativos existentes em outros espaços contidos na cidade, sobretudo aqueles dedicados à Punga (Tambor de Crioula). Com base nesta perspectiva, este work pretende compreender a relação destes fenômenos no cotidiano de brincantes, filhos-de-santo e encantados compreendendo as maneiras de ressignificação de seus símbolos e expressões através desse fortalecimento de laços religiosos e sociais, destacando o encontro de duas esferas simbólicas que se entrecruzam e se articulam diante de novas demandas.