GT 057: Religiões afro-brasileiras: dos quadros sinópticos às matrizes transformacionais
Apresentação Oral em GT
Ligia Barros Gama
Ciranda dos Orixás: as experiências religiosas de crianças em terreiros do Recife/PE.
A presença de meninas e meninos nas religiões pernambucanas de matriz africana e ameríndia vem sendo pontuada por pesquisadores desde os estudos desenvolvidos pelo Serviço de Higiene Mental de Pernambuco (Fernandes, 1937; Ribeiro, 1952). Todavia, works tomando as “crianças de santo” como foco de análise ainda são escassos. Por meio de minha vivência nos terreiros, tanto como pesquisadora como enquanto filha de santo, percebi as crianças como agentes religiosos e, por esta razão, a presente pesquisa, ainda em andamento, tem o intuito de compreender suas experiências religiosas em terreiros de candomblé/xangô do Recife, a fim de lançar o olhar sobre esses sujeitos que possuem familiaridade com a cosmovisão fomentada no âmbito indo-afro-religioso, as crianças possuindo ou não algum vínculo iniciático ou cargo hierárquico, chamadas aqui de “crianças de santo”, como acima mencionadas. Busco compreender, sobretudo, como o transitar entre a circunspecção do ritual e as “brincadeiras de santo” (brincar de Toque, de dar obrigação, de manifestar orixás e entidades) promove suas experiências religiosas e contribui com a constituição desses sujeitos, cujas peculiaridades de suas visões de mundo são compartilhadas com os adultos, ambos interagindo entre si e na/com a cultura da qual fazem parte.