GT 005: Antropologia da Criança
Apresentação Oral em GT
Renata Silva Bergo
A criança, a cidade e o direito ao lazer: etnografia em Angra dos Reis
Nesse texto abordo as primeiras reflexões sobre os dados produzidos no estudo que venho realizando no município de Angra dos Reis (RJ). Trata-se de uma pesquisa etnográfica interdisciplinar, que busca colocar em diálogo a Antropologia da Criança e os Estudos do Lazer, tendo como temas centrais a ludicidade e o lazer como direito social. Investigar essas temáticas se faz relevante na medida em que se constata a existência de um discurso esvaziado de maior reflexão sobre a “importância do brincar” para desenvolvimento infantil, sobretudo entre os profissionais da educação. Os dados mostram um cenário preocupante de falha na formação de professores, desinformação por parte dos pais e desinteresse do poder público, no que diz respeito à garantia do direito das crianças de brincar e de ter acesso a tempos e espaços de lazer.
Na primeira fase da pesquisa exploratória, constatou-se a existência de uma percepção bastante negativa sobre o tema ente os adultos (pais e docentes), e que se torna ainda mais forte quando se referem as brincadeiras que acontecem em espaços públicos. Diferentes de outros tempos, ser criança parece não combinar mais com brincar na rua ou na pracinha. Em nossa sociedade, marcada pelos altos índices de violência e pela lógica mercadológica, o espaço da rua se torna cada vez mais o território do medo e as atividades lúdicas e de lazer são consideradas “perda de tempo”.
Nesse cenário, aliando a noção de tempo livre à noção de tempo perigoso, políticas públicas e ações sociais voltadas para o público infantil têm sido pensadas na perspectiva da “ocupação do tempo” das crianças, e não como garantia de direitos. Seguindo essa lógica, atualmente oferecer aos pequenos oportunidades de lazer tem significado direciona-las para espaços fechados, privados, restritivos, inclusive em termos de políticas públicas.
Tendo sempre a criança como categoria central na condução da investigação e análise, a segunda fase do estudo aqui referido busca compreender a presença/ocupação dos espaços públicos de lazer do município de Angra dos Reis pelos sujeitos da primeira infância. Nesse processo, um aspecto fundamental da metodologia é a escuta atenda desses sujeitos a fim conhecer suas percepções sobre o tema.