GT 037: Indígenas, Quilombolas e outros Povos e Comunidades Tradicionais em Situações Urbanas: identidades, territórios e conflitos.
Apresentação Oral em GT
Mariza de Oliveira Pinheiro, Bernardina Maria Juvenal Freire Oliveira
Os Indígenas Waiwai e os espaços de recordação e práticas interculturais: reflexões preliminares
O artigo tem o objetivo de refletir sobre os espaços de recordação cultural e identitário Dos índios Waiwai originários do Estado de Roraima. Tece considerações acerca das práticas interculturais destes, no lócus urbano, especificamente no Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima. Os Waiwai são identificados como povo indígena oriundos da fronteira da região das Guianas, no Norte do Brasil. A língua é de raiz karib, possivelmente relacionada com o tronco tupi-guarani. A genealogia geográfica é proveniente de aldeias mistas e dispersas que habitavam as matas às margens dos rios Essequibo (Serra Acaraí na Guiana Inglesa), no Brasil, os rios: Mapuera, (Oriximiná, no Pará); Anauá, (afluente do Rio Branco), e o Jatapuzinho, (Caroebe em Roraima). A etnogênese corresponde a uma multiplicidade de grupos indígenas, além dos Waiwai, dentre eles, Parîkwoto, Tarumã, Mawayana, Xerew, Katwena, Tunayana, Cikyana e Karafawyana. As informações iniciais do povo waiwai são do século XVII com Harcourt, no ano de 1603, no século XVIII, com Sanders em 1721 e por Ijzermann em 1911. Posteriormente, outros estudiosos enveredaram pela região, como Schomburgk (1835 a 1843); Brown (1876; 1878) e Coudreau (1884). Na metade do século XX há o registro de explorações missionárias com a Unenvangelized Fields Mission que produziram grandes transformações nos costumes dos indígenas. A “conversão” protestante dos waiwai está caracterizada pela hegemonia religiosa até os dias atuais. No âmbito das práticas interculturais, há destaque para a área comercial e social abrangendo trocas intertribais de artefatos materiais. Conforme Freitas (2011), além das informações sobre a diversidade étnico-cultural e identitária é premente destacar aspectos importantes da educação indígena do povo waiwai. O Instituto Insikiran de formação Superior Indígena da Universidade de Roraima é protagonista no reconhecimento da diversidade social e cultural da região e tem papel fundamental na formação dos povos indígenas, e, sobretudo, tem a plena consciência da importância da educação destes, no desenvolvimento do Estado. Enfim, há uma distância e um lamento que entrelaçam os waiwai, as práticas interculturais e os espaços de recordação cultural e identitário, a serem desveladas. Para esse intento, utilizar-se-á como fundamento teórico-metodológico a etnografia e a etnologia sob os aportes conceituais de Lévi-Strauss, Castro e a literatura específica disponível sobre a temática.