Redes sociais da ABA:
Logo da 30ª Reunião Brasileira de Antropologia
3 a 6 de agosto de 2016
João Pessoa - PB
UFPB - Campus I
GT 037: Indígenas, Quilombolas e outros Povos e Comunidades Tradicionais em Situações Urbanas: identidades, territórios e conflitos.
Apresentação Oral em GT
Gessiane Ambrosio Nazario, Sidnei Clemente Peres
Conflitos e disputas pela terra, memória e identidade quilombola no espaço escolar da Rasa: para uma antropologia da educação em situação urbana de conflito étnico.
A comunidade quilombola da Rasa situa-se no município de Armação de Búzios, na Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro. O processo de titulação do território tradicional na Rasa está estacionado na fase de elaboração do RTID. A identidade quilombola se fundamenta num extenso círculo de parentes que se identificam com ancestrais escravizados e trazidos para a região principalmente no período do tráfico clandestino, na segunda metade do século XIX; como também na memória da expropriação das terras após a Abolição. A rasa hoje é um bairro periférico do famoso município de Armação dos Búzios, entretanto a preservação da memória de um passado rural é componente central na construção da identidade coletiva. O processo de urbanização, calcado num intenso processo de valorização turística da paisagem local, constituiu a especulação imobiliária como um grande obstáculo a luta quilombola pela titulação do seu território tradicional. A escola é um espaço de naturalização do reordenamento urbano socialmente injusto e racista, engendrado pelo turismo, no qual os “negros da Rasa” se inserem de maneira subordinada. Esta comunicação pretende abordar os mecanismos de reprodução do racismo e silenciamento da memória e da história quilombolas no espaço escolar que inviabilizam a implementação da Lei 10.639 e reforçam a violência material e simbólica de imposição de um espaço turístico que se opõem ao reconhecimento público da territorialidade quilombola. Este é um esforço de construção de uma antropologia da educação em situações urbanas de conflito étnico.