GT 037: Indígenas, Quilombolas e outros Povos e Comunidades Tradicionais em Situações Urbanas: identidades, territórios e conflitos.
Apresentação Oral em GT
Jordeanes do Nascimento Araujo, JORDEANES N. ARAÚJO - Professor de Antropologia no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – UFAM. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Universidade Estadual
A POLIÉTNICA KAGUAHIWA: redes de relações e reconfigurações politicas do movimento indigena no sul do amazonas(Humaitá e Manicoré).
Este work tem por objetivo explorar os aspectos da articulação política Kaguahiwa e seus desdobramentos na participação política em diversos setores das instituições publicas e associativas, nos quais os povos indígenas do Sul do Amazonas(Tenharim, Jiahui, Parintintim) mantém redes de relações, principalmente nas cidades de Humaitá e Manicoré. Nesta perspectiva, o que se busca neste work, se resumi em cinco problemáticas. Qual a situação dos chamados “índios nas cidades”? Quais seriam as dinâmicas da identidade étnica nessas cidades? E quais são as formas de estratégias políticas indígenas que esses processos geram frente ao Estado? e como os indígenas reconfiguram relações políticas no urbano via movimento indígena. Assim, as lutas atuais dos povos indígenas não se dão apenas em nível local, em escalas micro-políticas, mas envolvem também organismos de representação coletiva, movimentos indígenas e associativas, personalidades públicas e uma rede complexa de alianças (que ultrapassa os limites nacionais).
Palavras -chave: Política indígena, participação indígena, Sul do Amazonas (Humaitá, Manicoré).