GT 011: Antropologia do Cinema: entre narrativas, políticas e poéticas
Apresentação Oral em GT
Marina Cavalcante Vieira
Primitivismo artístico e Zoológicos Humanos na pintura e cinema expressionista: dos Gabinetes de Curiosidades ao Gabinete do Dr. Caligari
O expressionismo alemão foi uma vanguarda artística modernista de inícios do século XX que teve óbvias inspirações na chamada “arte primitiva”, tomando-a como uma espécie de fetichização do exótico. Estas inspirações estão presentes desde o início do movimento expressionista na pintura, em 1905, com o grupo Die Brücke, até a criação do primeiro filme expressionista em 1920, O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene. Temas e representações do primitivo e do exótico atravessam o cinema expressionista da República de Weimar. Com o intuito de compreender melhor as tradições e paradigmas de representação do “outro” no cinema expressionista alemão, faz-se uma abordagem que recupera e compara o tratamento dado “ao outro” na pintura expressionista, no surgimento do cinema, no filme etnográfico e nos Zoológicos Humanos – em uma tentativa de demonstrar um panorama mais amplo de confluência destes campos sobre o cinema.
Parto da noção de que a ânsia de falar sobre “o outro”, vivida pelo mundo ocidental em final do século XIX e início do XX, na verdade revela muito mais sobre a modernidade ocidental do que sobre “o outro” propriamente, partindo do pressuposto de que pensar “o outro” é também um processo de construção da noção de si. Cabe dizer que o homem moderno, ao falar do chamado “primitivo”, não faz mais do que delinear os contornos da sua própria identidade. O cinema alemão do entre guerras demonstra um fascínio pela idéia do exótico, transportando os homens e mulheres de seu tempo a um mundo recheado de dançarinas orientais, exibições circenses, mágicos, hipnóticos e viagens a terras distantes.
O distante e exótico cinematográfico, encenado e filmado nos arredores de Berlim e Hamburgo, vem de uma tradição mais longa que nos remonta ao século XIX e às exibições dos Zoológicos Humanos, que traziam povos e culturas exóticas para exposições na Europa. Remonta também à criação do cinematógrafo, que desde suas origens revela uma obsessão pelo “primitivo”.
O presente work é parte integrante da pesquisa de Doutorado em Ciências Sociais, desenvolvida no quadro do Programa de Pós-Graduação em Ciênciais Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo pensar o tema da representação do “primitivo” no cinema expressionista alemão. Este work coloca lado a lado relatos ficcionais e relatos documentais, tensionando as fronteiras entre autêntico, etnográfico e ficcional.