ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Oficinas (OF)
OF 06: Éticas em pesquisa e o espírito cartorial do sistema CEP/CONEP: desafios para a antropologia
alt

Coordenação:
Hully Guedes Falcão (Fiocruz)
Fábio Reis Mota (Departamento de Antropologia)

Resumo:
A proposta desta Oficina consiste em apresentar, em linhas gerais, o sistema CEP/CONEP (Comitês de Ética em Pesquisa/ Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), desenvolver discussões sobre a regulação e a governança científica no domínio da ética em pesquisa com seres humanos no Brasil e aprofundar reflexões sobre os desafios enfrentados por antropólog@s diante das exigências impostas por esse sistema. Buscaremos expor e analisar as dificuldades, barreiras e alternativas que permitam suplantar as amarras burocráticas e cartoriais estruturantes do sistema, bem como os caminhos para que ele auxilie pesquisador@s e garanta direitos fundamentais a participantes de pesquisas. Cada sessão da oficina identificará algumas dinâmicas do sistema, suas lógicas de regulação, seus efeitos para pesquisas em diferentes âmbitos e grupos e que alternativas existem para trocas parceiras entre pesquisador@s e pareceristas de CEPs. Também abordaremos as consequências do PL 7082/2017 para as ciências humanas e sociais. A Oficina se engaja nas atividades do Comitê de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas da Associação Brasileira de Antropologia, cujo objetivo é difundir esse campo e produzir melhores entendimentos das dinâmicas de governança da ética científica. Serão, por fim, pautados casos que exemplificam a diversidade das práticas etnográficas e como já foram ou não possíveis diálogos entre perspectivas plurais de garantias éticas e o espírito cartorial do sistema CEP/CONEP.
Sessão 2 - Ética e Bioética a partir dos povos originários: Retutela?

Ministrante
Eliene Rodrigues Putira Sacuena (UFPA)
Sessão 3 - Percepções de uma antropóloga a partir de sua experiência como coordenadora de um CEP de Humanidades: muitos aprendizados!

Ministrante
Percepções de uma antropóloga a partir de sua experiência como coordenadora de um CEP de Humanidades: muitos aprendizados!
Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer (USP)