ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Conferências
alt
Detalhes
Conferência 1: Gersem Baniwa (Universidade de Brasília)

"Saberes indígenas e lutas territoriais: utopias e retomadas que inspiram vidas e (re)existências"

Minibio: Gersem Baniwa, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), mestrado (2006) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professor associado no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Entre 2009 e 2021 foi Professor Adjunto e Associado no Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Foi Coordenador do Curso de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (2020-2021); Diretor de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Amazonas (2015-2016) e Gerente Técnico de Projetos Demonstrativos/PDPI no Ministério do Meio Ambiente (2000-2004), Conselheiro no Conselho Nacional de Educação (2006/2008 e 2016/2020), Secretário Municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira/AM (1997-1999). Foi presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas/CINEP, Coordenador Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação (2007-2011) e Diretor da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro/FOIRN e Coordenador Geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira/COIAB. 

Conferência 2: Alpa Shah (London School of Economics)

"The Incarcerations and Environmental Justice"

Minibio: ALPA SHAH é a autora premiada de Nightmarch, livro baseado na sua experiência de vida em acampamentos móveis dos Insurgentes Naxalitas em vilarejos florestais da Índia.  Ela é professora de Antropologia Social na London School of Economics, tendo escrito e apresentado para a BBC Radio 4 os programas Crossing Continents e From Our Own Correspondent. Shah foi criada em Nairóbi, no Quênia, estudou em Cambridge e na London School of Economics, e agora vive em Londres. Suas pesquisas abrangem temas que incluem insurgência revolucionária, estado e cidadania; terrorismo, democracia e direitos humanos; capitalismo global, desigualdade e pobreza; mudanças agrárias, migração precária de mão de obra e economias informais de cuidado; política indígena, conservação e justiça ambiental; relações de raça, casta, classe e gênero. Suas pesquisas de campo envolvem profundas imersões entre os povos indígenas que vivem na floresta no leste da Índia - Adivasis - embora ela também tenha conduzido pesquisas no Nepal e entre os Dalits - estigmatizados como intocáveis. Seu último livro, publicado em 2024, é The Incarcerations, que trata da prisão e do julgamento em andamento do BK-16 - advogados, professores, artistas, jornalistas, poetas, ativistas - grupo que luta pela democracia para as três principais minorias da Índia: Adivasis, Dalits e Muçulmanos e que foi enquadrado como um grupo terrorista pelo Estado indiano.

Conferência 3: Christen Smith (Universidade do Texas)

"Para uma antropologia amefricanizada: repensando o mundo através das epistemologias negras"

Minibio: Christen A. Smith, Ph.D., é uma antropóloga feminista negra, e seu trabalho intelectual enfoca as dimensões transnacionais da tradição feminista negra e as contribuições intelectuais das mulheres negras das Américas, principalmente da perspectiva anti-imperialista do Sul para o Norte. Desde 2011 ela pesquisa a vida e as contribuições intelectuais de Beatriz Nascimento com a meta de situar a obra dela no discurso transnacional da tradição radical do negro nas Américas. Além disso, ela investiga sobre as dimensões de gênero da violência estatal contra as mulheres negras nas Américas. Christen é professora de antropologia e estudos da diáspora Africana na Universidade do Texas em Austin e autora de tres livros: Afro-Paradise: Blackness, Violence and Performance in Brazil (University of Illinois Press, 2016); The Dialectic is in the Sea: The Black Radical Thought of Beatriz Nascimento (Princeton University Press, 2023); e Black Feminist Constellations: Black Women in Dialogue and Translation (University of Texas Press, 2023). Em 2017, ela iniciou Cite Black Women. – uma iniciativa transnacional que conscientiza a tendência grosseira da sociedade de ignorar as contribuições intelectuais das mulheres negras e de não citar mulheres negras dentro e fora da academia.