GT 051. Performances e marcas da religião na cidade
Pôster em GT
Renan Baptistin Dantas
O Shopping da Santa
A presente comunicação visa seguir a ocorrência material de capelas dentro de shopping centers. Observamos de maneira direta o caso de um shopping na cidade de Ribeirão Preto (SP) conhecido como “Santa Úrsula”, e que tem logo em uma de suas entradas uma capela de mesmo nome, com um quadro, uma breve biografia da santa e ainda uma imagem da mesma. Observamos um caso semelhante no Rio de Janeiro, uma capela no Shopping Via Brasil através de uma matéria publicada pela "midiatizada" Comunidade Canção Nova, comunidade católica carismática popular no campo religioso católico, dona de seu próprio canal de televisão. Seguindo estes casos, pretendemos basicamente três coisas: primeiro, observar etnograficamente de maneira privilegiada o caso do "shopping da santa", observando as linhas e movimentos imbricados no seu contexto e dia-dia; segundo discutir a questão da laicidade e o espaço público a partir dos casos e os agentes envolvidos e por fim acentuar o caráter especial de "catolicização do espaço público" - nada de novo sob o sol deste país - ressaltado nos casos, o que em comparação a pesquisa de Giumbelli (2013) na cidade de Porto Alegre segue uma via oposta, já que o autor observa a partir da difusão de capelas ecumênicas em espaços públicos, um processo de "descatolicização" do espaço público.