Redes sociais da ABA:
GT 009. Antropologia da Criança: conjugando direitos e protagonismo social
Apresentação Oral em GT
Amanda Rodrigues Marqui
Reflexões a partir das pesquisas etnográficas com as crianças Guarani Mbya e Baniwa
Esta comunicação pretende explorar algumas possibilidades do fazer etnográfico com crianças indígenas tendo em vista duas pesquisas realizadas; a primeira no mestrado, com os Guarani Mbya no sudeste do Pará e a segunda no doutorado, com os Baniwa do Alto Rio Negro. Na primeira pesquisa a intenção era observar os significados que as crianças Guarani Mbya produziam sobre seus processos de ensino e aprendizagem escolares e não-escolares. No doutorado o objetivo foi compreender as relações entre infância, escola e religião dos Baniwa. A entrada em campo e os modos como a pesquisadora estabeleceu relações com seus interlocutores, as crianças Guarani Mbya e Baniwa, serão analisadas pois a observação participante é uma das principais propostas da antropologia. Neste sentido, apresentaremos algumas questões pertinentes aos desafios de fazer pesquisas com crianças indígenas. Além disso, é importante destacar a experiência e o envolvimento da pesquisadora com esta temática. Com isto, espera-se que a reflexão dessas etnografias contribua com os debates e as produções da antropologia da criança.