Redes sociais da ABA:
GT 009. Antropologia da Criança: conjugando direitos e protagonismo social
Apresentação Oral em GT
Vanessa Paula da Ponte Monteiro Neves
Gênero, raça e classe em narrativas de crianças sobre embelezamento
Esta proposta de comunicação é fruto de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo foco consiste no estudo da construção da imagem corporal entre meninos e meninas, pertencentes a diferentes realidades sociais e econômicas, na faixa etária entre seis e doze anos, moradoras de Brasília, frequentadoras de salões de beleza. Partindo do princípio de que as crianças são agentes e intérpretes sutis de seus contextos culturais, são priorizadas as narrativas desses sujeitos sociais sobre os processos de construção de sua beleza. Busco desenvolver um work etnográfico, com abordagem socioantropológica da infância, fundamentado nos estudos de gênero, a partir de uma perspectiva interseccional com outros marcadores sociais de diferença, tais como classe e raça. Tomando como base os estudos de Kramer (2001), que priorizam, em todos os momentos da pesquisa, a preocupação ética – extremamente necessária em works envolvendo os atores infantis –, tenho desenvolvido os seguintes objetivos: a) analisar as experiências relacionadas ao convívio de meninas e meninos com os serviços oferecidos por salões de beleza, compreendendo como as categorias corpo e beleza – operadas cotidianamente nesses estabelecimentos – são manejadas pelas crianças, reverberando nos processos de produção de suas autoimagens e percepções corporais; b) compreender os modos pelos quais crianças de diferentes classes vivenciam e significam a construção de suas aparências físicas, identificando o que isso revela sobre o meio social em que estão inseridas; c) fomentar uma reflexão acerca da construção social da beleza e suas relações com os marcadores sociais da diferença (gênero, classe, raça). Para realizar este estudo, fundamento a metodologia nas reflexões de Sarmento (2003), Cohn (2005) e Corsaro (2011), os quais ressaltam a importância da realização de pesquisas socioantropológicas que primem pelo protagonismo dos pontos de vistas das crianças, valorizando, assim, works feitos com elas e não simplesmente sobre elas. Nesse sentido, me engajo em desenvolver formas colaborativas de construção do conhecimento, buscando empreender um work que confira ênfase às expectativas das crianças e as compreenda em sua diversidade. Ressalto que o desenvolvimento deste estudo destaca os posicionamentos e as negociações de crianças frente às presenças incisivas, em seus cotidianos, do mercado da beleza e da valorização social de um restrito padrão estético. No Grupo de work, apresentarei reflexões da pesquisa em curso a partir da análise de cenas etnográficas.