Redes sociais da ABA:
GT 009. Antropologia da Criança: conjugando direitos e protagonismo social
Apresentação Oral em GT
Luciana Hartmann
Crianças protagonistas: performances de estudantes de escolas públicas do Distrito Federal/Brasil
Esta comunicação pretende compartilhar os resultados do projeto “Pequenas Antropologias: uma proposta colaborativa de formação de educadores para o work com a diversidade cultural no Ensino Fundamental”, desenvolvido entre 2014 e 2016 em escolas públicas do Distrito Federal. Promover o protagonismo das crianças, através da etnografia compartilhada e do uso de metodologias oriundas das Artes Cênicas, como jogos teatrais, contação de histórias, performances e produção de material audiovisual, visando a problematização do lugar da diversidade em sala de aula, foi o objetivo do projeto. A partir da apresentação das diferentes etapas do work, que foi coordenado por professores de teatro e antropólogos, e contou com a participação de bolsistas de iniciação científica dos Cursos de Licenciatura em Antropologia e em Artes Cênicas, esta comunicação pretende defender que, por meio de “pedagogias performativas” (PINEAU, 2005; ICLE E BONATTO, 2017), se pode potencializar a agência das crianças em exercícios concretos de reconhecimento da diversidade. Com esta pesquisa propusemos o enfrentamento das diferenças no contato com as histórias, corpos, imagens destes “outros”, colegas de sala de aula, reconhecendo a instabilidades, incertezas e desconfortos que surgem na relação com a alteridade. Ao apostar nas crianças como “pequenos antropólogos”, ampliamos as possibilidades de compreensão e partilha de seu universo.