Redes sociais da ABA:
GT 009. Antropologia da Criança: conjugando direitos e protagonismo social
Pôster em GT
Clotildes Martins Morais, Clotildes Martins Morais Obonyo Guerra
Antropologia e Interculturalidade: Uma Interpretação da Educação Escolar de Crianças Indígenas inseridas em Escolas Não-Indígenas
O diálogo e o reconhecimento das diferenças é uma prática educativa emancipatória, é um ato de democratizar espaços, de reconhecer o direito do outro de ser diferente. Historicamente, vem sendo um desafio, concretizar o espaço escolar enquanto palco das diferenças, fundamentado no respeito e valorização da diversidade. As relações que se estabelecem entre os alunos de diferentes culturas, inseridos em um mesmo espaço educativo. Neste contexto, o presente work, tem como intento interpretar os desafios da interculturalidade no contexto escolar, em que estudam crianças indígenas e crianças não indígenas. A partir de uma perspectiva interculturalista, procurarei refletir sobre as práticas educacionais coexistentes nas relações sociais e pedagógicas estabelecidas no cotidiano escolar, tendo como protagonistas, alunos indígenas e não indígenas, cursando as séries iniciais, do ensino fundamental, no âmbito de uma Escola Pública Municipal da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Apresentarei, alguns aspectos da Cultura, das famílias dos alunos indígenas, de diferentes etnias, que vivem em aldeias e áreas de retomadas, na Região da cidade de Dourados – MS.