Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 013: Antropologia das práticas esportivas e de lazer
A eleição para presidência e Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional em três tempos
Vicente Magno F Cardoso (UFRGS)
O presente resumo se propõe a apresentar trecho da pesquisa em andamento sobre mercadorização de um clube de futebol. O texto é um etnografia do que chamo três tempos da eleição realizada pelo Sport Club Internacional, em 2023. O clube porto-alegrense travava debates internos sobre ações que deveriam ser tomadas pela instituição visando sua existência e competitividade esportiva.
Os três tempos envolvem a pré-eleição, quando grupos políticos colorados confrontaram seus pontos de vista e debateram sobre modelos de Sociedade Anônima de Futebol, sobre qual proposta de associação a uma liga de futebol profissional adotar (dois modelos foram apresentados ao clube), mas também a votação no Conselho Deliberativo (o segundo tempo) e, por fim, a realização do "pátio", a votação com a participação dos associados (o terceiro tempo).
A eleição traz luz ao faccionalismo presente no clube e permite que se observe a complexidade de agentes e seu encadeamento de ações em meio aos rituais políticos do Internacional que visam chegar ao poder na instituição. Os diferentes perfis de indivíduos envolvidos põem em pauta elementos ligados à cultura torcedora, mercadorização e financeirização da instituição.
Palavras-chave: eleição; Internacional de Porto Alegre; faccionalismo
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA