GT13: Antropologia Digital: processos, dinâmicas, usos, contra-usos e contenciosos em redes socioténicas
Apresentação Oral
Raissa Taimilles Valério Paiva de Souza
As dinâmicas de mulheres gamers e streamers do League of Legends em João Pessoa-PB
Os jogos eletrônicos são imensamente populares na contemporaneidade, levando um grupo grande de pessoas a investir mais tempo conectados nas plataformas dos jogos online do que comoutras atividades de lazer e entretenimento. Só no período da pandemia os acessos e menções aos jogos das mais diversas plataformas, assim como o assunto games nas redes sociais cresceu consideravelmente. A Microsoft divulgou que registrou um aumento de 130% no seu serviço de assinatura, o game pass. Uma pesquisa levantada pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research ouviu 5.830 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal no mês de fevereiro de 2020, e a pesquisa aponta que 73,4% dos brasileiros dizem jogar jogos eletrônicos independentemente da plataforma, sendo 33,6% destes usuários de 25 a 34 anos. Desde 2016 a mesma empresa vem apontando que as mulheres são a maioria entre a comunidade gamer brasileira, tendo uma representatividade de 53,8% deste público. Desta forma o interesse aqui é discutir em torno da presença de mulheres nos espaços dos jogos digitais, mais especificamente o League of Legends, onde tento entender como funciona o processo de participação das mulheres em partidas normais, bem como competições na cidade de João Pessoa-PB. League of Legends é um jogo gratuito exclusivo para computadores, pertencente ao gênero MOBA da desenvolvedora Riot Games, lançado no ano de 2009. A sigla MOBA significa Multiplayer Online Battle Arena (arena de batalhaonline de multijogadores) e faz referência a um estilo de jogo em que existem dois times adversários compostos de cinco jogadores, cujo objetivo é invadir e destruir o território inimigo através do trabalho em equipe. É muito comum encontrar mulheres jogando partidas de LoL, e mais comum ainda é ouvir relatos sobre questões de assédio e xingamentos contra elas. Pode-se observar que as práticas no espaço dos jogos são um subproduto das práticas desiguais de um regime machista que vivenciamos em nossa sociedade enquanto mulheres. Aqui preciso acrescentar que também existem outras demandas em relação ao preconceito no espaço dos jogos digitais, mas que para este trabalho especificamente, estou tratando especificamente de mulheres. Nesse contexto, o trabalho também vai tentar analisar em um nível social no sentido de formação, manutenção, organização e dinâmicas, dentro do e-sport no âmbito do gameplay. O gameplay trata-se de um termo que faz referência à totalidade da experiência dos jogadores durante um jogo, envolvendo desde o ambiente, seu sistema de regras, a interação competitiva com outros.