ISBN: 978-65-87289-23-6 | Redes sociais da ABA:
GT01: A universidade como local da alteridade
Apresentação Oral
Vinícius Cosmos Benvegnú
Estudantes universitários indígenas do Oiapoque: apropriação de espaços acadêmicos e produção de conhecimento
Este trabalho integra a pesquisa de tese de doutorado em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas, que foi desenhada a partir de minha experiência enquanto professor substituto no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), entre os anos de 2017 e 2019, no município de Oiapoque, estado Amapá. O CLII surge, em 2007, de uma demanda direta dos povos indígenas do Oiapoque, que buscavam acesso à universidade e capacitação de seus professores e jovens. O curso vem oportunizando uma apropriação de conhecimentos, das linguagens e dinâmicas acadêmicas que possibilita, não somente uma reelaboração e reescrita dos processos históricos locais pelos próprios indígenas nos termos da academia, mas também legitimidade e protagonismo perante a sociedade de Oiapoque e do Amapá. A primeira parte da pesquisa da tese foi ler, sistematizar e analisar alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos dos quatro povos indígenas do Oiapoque - Karipuna, Galibi-Marworno, Galibi Kali"na e Palikur. Nessa etapa busquei analisar a produção de conhecimento indígena acadêmico, e compreender como a universidade têm possibilitado que os indígenas se apropriem desses espaços e passem a produzir materiais e conhecimentos próprios e legítimos sobre si e sobre a história local, que no limite, vêm acarretando diretamente nas suas realidades. Foram analisados 21 TCC"s da área de Ciências Humanas, que relatam experiências próprias dos autores e de pesquisas históricas e etnográficas. Uma infinidade de temas e orientações apareceram, contudo alguns tiveram maior ocorrência e se sobrepuseram a outros. Entre eles destacam-se: História indígena, Processos de escolarização e Educação escolar indígena, Relações com o Estado e missões religiosas, Organização Política. Ao por em análise esses documentos vemos que muitas das histórias, narrativas e fatos dialogam, descortinando dados e histórias em comum. É a partir dessas histórias particulares e dessa história em comum, que vemos como os indígenas vão historiografando as lacunas de alguma "história oficial". Após as análises e reflexões, iniciei uma série de conversas com esses autores indígenas para conhecer suas trajetórias de vida e escolar-acadêmica, entender os processos de pesquisa e elaboração dos TCC"s, e os vínculos e relações de pesquisa dos pesquisadores. Nas conversas busco, outrossim, compreender os efeitos sociais que os TCC"s têm ocasionado tanto nas comunidades, como no ambiente universitário. Por fim não menos relevante, a pesquisa conduz a reflexões e problematizações acerca do meu lugar enquanto professor e a prática docente, que expõem as lacunas da formação acadêmica para me relacionar e trabalhar didático-pedagogicamente com estudantes indígenas.