GT 023: Diálogos no campo da Antropologia da Alimentação: Comensalidade, Ética e Diversidade
Pôster em GT
Euripedes dos Santos Filho, Drª Janine Helfst Collaço
Reeducação Alimentar: busca e possibilidades
REEDUCAÇÃO ALIMENTAR:
BUSCA E POSSIBILIDADES
1º Autor: Euripedes dos Santos Filho
2ª Autora: Profª. Drª Janine Helfst Collaço
Resumo - O presente work foi inspirado pelos resultados de pesquisa de campo realizado durante a graduação em torno dos temas Saúde, Alimentação e Educação. A realização deste se deu no âmbito de uma unidade de saúde onde busquei tratamento para sintomas de doenças que ao passar por todo o processo de consulta realização de exames e diagnóstico chegaram à conclusão que era diabético. Esta doença está intimamente ligada ao comportamento alimentar. De posse do diagnóstico buscou-se o tratamento devido, tentou a principio orientações de como se alimentar de forma que os níveis de açúcar no organismo não chegassem ao ponto de causar transtorno. Pensando como resolve isto viu se a necessidade de reeducar os costumes alimentares. Não é certo dizer que diabético não pode comer nada, ou quase nada. O diabético pode e deve comer de tudo, porém de forma comedida. Comer de forma orientada (SANTOS FILHO, 2015). Nesta circunstância viu se a possibilidade de realização de pesquisa no ponto de vista da antropologia da alimentação, saúde e educação. Pois são fatores que estam ligados à ação humana e estando o humano presente é de interesse de a antropologia registrar os fatos sociais, neste caso os fatos sociais da doença crônica. Resolvido à escolha da área de pesquisa, antropologia da saúde/alimentação/educação. Tarefa difícil de fazer aproximação, pois existe material, porém cada um em seu espaço. Portanto o titulo deste work é uma sugestão dada por works anteriores realizados por mim, Reeducação Alimentar: uma situação de guerra (SANTOS FILHO, 2015). A busca bibliográfica recaiu sobre autores como Maria Cristina Boog e Ligia Amparo dos Santos que sugeriu o conceito de educação alimentar e reeducação alimentar como questão social. Autores da educação estiveram em torno de Carlos Rodrigues Brandão que propõe o conceito de cultura popular como educação. O conceito de Saúde e doença esteve amparado por Lamplatine. Janine Collaço sugeriu como o ato de comer é uma questão antropológica por excelência. Cyntia Sarti e Ana Canesqui contribuíram com informações importantes de como o alimento e a saúde são questões a ser discutida socialmente pela antropologia. A metodologia empregada para realização deste foi de observação participante. Os tópicos estão relacionados de acordo com os achados de campo.
PALAVRAS CHAVE – Antropologia da saúde, educação, diabetes, reeducação alimentar.