GT 023: Diálogos no campo da Antropologia da Alimentação: Comensalidade, Ética e Diversidade
Apresentação Oral em GT
Vanessa Moreira dos Santos
A dieta lactovegetarina dos Hare Krishna: estilo de vida e adaptações normativas alimentares
Para os adeptos do Movimento Hare Krishna as práticas alimentares são ações rituais que englobam aprendizado cultural e saberes religiosos. Cozinhar é misturar na panela variados elementos e sabores temperados com palavras votivas e devoção. Krishna e seus discípulos se alimentam de cheiros, gostos e fé e os devotos nutrem-se de sacralidade, tendo que se orientar e se distinguir, expressando um determinado estilo de vida, tão particular ao seu grupo religioso
No processo de construção, afirmação e reconstrução de uma identidade, a comida, destacada enquanto elemento cultural, pode se transformar em marcadores identitários, apropriados e utilizados pelo grupo como sinais diacríticos, símbolos de uma identidade reivindicada. Comida essa, derivada de práticas alimentares, que expõem o papel da cozinha, do cozinheiro, do comensal, dos ingredientes, das receitas, dos utensílios, dos rituais e de mais um conjunto de elementos referenciados na tradição e articulados no sentido de constituí-la como algo particular e reconhecível diante outras comidas.
Entretanto, as práticas alimentares dos devotos da doutrina Hare Krishna que frequentavam a Casa de Cultura Hare Krishna em Fortaleza não podem ser reduzidas a fórmulas ou combinações de elementos cristalizados no tempo e no espaço. Como mostrou minha pesquisa, a tentativa de manter a tradição alimentar hinduísta sugerida por Prabhupada já tem em si um alto valor simbólico, por que de qualquer forma é uma readaptação culinária e gustativa, uma reconstrução de um processo que se atualiza. As adaptações passaram a ser utilizadas como identidade, visto que o cotidiano se modificou em formas, saberes, sabores e práticas cunhadas no processo de inserção de um tipo de comensalidade, evocando sensações intransferíveis para as pessoas que creem em Krishna.
Observar as práticas alimentares dos Hare Krishna é inferir o processo de construção social de identidade alimentar enquanto um conjunto normativo, com regras de inclusão e de exclusão de alimentos. A dieta lactovegetariana, além do uso recorrente de especiarias indianas, como o curry e a noz moscada, indica uma “hierarquia que transcende os gostos subjetivos individuais e se afirma como valor cultural partilhado pelo conjunto do grupo.” (POULAIN, 2004, p. 252)